Jornalismo

Lippi quer evitar que o uso da energia solar seja taxada pela Aneel

O deputado federal Vitor Lippi (PSDB) falou hoje (1) no Jornal da Cruzeiro sobre o esforço que pretende fazer para evitar que a proposta da Aneel em taxar o uso da energia solar entre em vigor.
O parlamentar participou na quarta-feira (30) de uma audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.
Mais de 30 deputados usaram da palavra para defender incentivos à produção de energia solar.
Atualmente, uma resolução de 2012 da Aneel autoriza o consumidor a realizar microgeração de energia, tanto para consumir quanto para injetar de volta na rede de distribuição. Em geral, esse excedente fica como crédito e pode ser usado para o abatimento de uma ou mais contas de luz do mesmo titular.
A resolução também estabelece subsídios para incentivar a microgeração, como, por exemplo, a isenção do pagamento de tarifas pelo uso da rede elétrica. Com a consulta pública, a Aneel pretende reduzir gradualmente esses subsídios. Na prática, isso significa taxar esses sistemas individuais.
Hoje, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil possui 127 mil sistemas de microgeração distribuída fotovoltaica, equivalentes a 0,2% dos 84,1 milhões de consumidores cativos de energia.
Lippi defende a resolução anterior, até como forma de ajudar os empresários que optam pela energia solar para gastar menos e produzir mais.
Ele lembrou que há três anos foi montado um arranjo produtivo local em Sorocaba para incentivar o setor que tem empresas em crescimento na cidade.
O deputado também comentou sobre a p0lêmica fala do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sobre uma possível volta do AI-5 que foi o decreto mais duro editado na época da ditadura militar.
Ouça a entrevista!

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Ed Sheeran traz ao Brasil turnê de trabalho mais experimental

Vai ter “Shape of you”. E muitas novidades no novo show de Ed Sheeran no…

5 horas atrás

Comissão Especial da PEC da redução da jornada será instalada amanhã

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta terça-feira (28) que a…

6 horas atrás

BB lança boleto com Pix automático para pagamentos recorrentes

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta terça-feira (28) uma nova ferramenta para facilitar o…

7 horas atrás

Polícia Militar prende traficante de drogas na rodovia Raposo Tavares em Sarapuí

Nesta terça-feira (28), policiais militares do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária prenderam um traficante de…

7 horas atrás

Professor é afastado após denúncia de agressão contra alunos em escola de Tietê

Um professor da rede municipal de ensino de Tietê foi afastado após denúncias de agressão…

8 horas atrás

APAE Sorocaba promove estreia do filme “Eu, nasci…”, produzido e estrelado por atendidos da entidade

Produção desenvolvida no Laboratório Audiovisual convida o público a refletir sobre ancestralidade, memória e identidade…

8 horas atrás