Jornalismo

Publicado decreto que regulamenta o trabalho temporário

O decreto que regulamenta o trabalho temporário, e que trata a Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, está publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (15).
O documento assinado nessa segunda-feira (14) pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, define trabalho temporário como “aquele prestado por pessoa física contratada por uma empresa de trabalho temporário que a coloca à disposição de uma empresa tomadora de serviços ou cliente, para atender à necessidade de substituição transitória de pessoal permanente ou à demanda complementar de serviços”.
O decreto diz ainda que ao trabalhador temporário são assegurados direitos como: remuneração equivalente àquela percebida pelos empregados da mesma categoria da empresa tomadora de serviços ou cliente, calculada à base horária, garantido, em qualquer hipótese, o salário-mínimo regional; pagamento de férias proporcionais, calculado na base de um doze avos do último salário percebido, por mês trabalhado.
A jornada de trabalho será de, no máximo, 8 horas diárias, podendo ter duração superior a 8 horas na hipótese de a empresa tomadora de serviços ou cliente utilizar jornada de trabalho específica. “As horas que excederem à jornada normal de trabalho serão remuneradas com acréscimo de, no mínimo, 50%, e assegurado o acréscimo de, no mínimo, 20% de sua remuneração quando trabalhar no período noturno”.
Sobre a empresa prestadora de trabalho temporário, o decreto diz que ela fica obrigada a apresentar à fiscalização, quando solicitada, o contrato celebrado com o trabalhador temporário, a comprovação do recolhimento das contribuições previdenciárias e os demais documentos comprobatórios do cumprimento das obrigações estabelecidas pelo decreto que regulamenta a atividade.
Com informações da Agência Brasil
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Congresso analisa veto de Lula sobre penas para envolvidos nos atos de 8 de janeiro

O Congresso Nacional deve analisar, no próximo dia 30, o veto presidencial ao projeto que…

54 minutos atrás

Estado intensifica ações para enfrentar estiagem e reforça prevenção a incêndios

A Defesa Civil do Estado de São Paulo tem intensificado, desde o início do ano,…

2 horas atrás

Ataque a tiros em praça deixa homem gravemente ferido em São Roque

Um homem de 30 anos foi baleado e segue internado em estado grave após um…

2 horas atrás

EUA cancelam envio de delegação e aumentam tensão em negociações com o Irã

O governo dos Estados Unidos cancelou o envio de uma delegação que participaria de negociações…

2 horas atrás

Evento em Sorocaba reúne lideranças e tem críticas a proposta de pedágio urbano

Um encontro político realizado na Câmara Municipal de Sorocaba, na manhã deste sábado (25), reuniu…

5 horas atrás

Laelso Rodrigues recebe homenagem póstuma em Sorocaba

O empresário, líder comunitário e filantropo Laelso Rodrigues, que morreu em dezembro, aos 93 anos,…

5 horas atrás