Cíntia de Almeida (MDB) deverá reassumir uma das cadeiras da Câmara de Sorocaba. A posse deverá ocorrer na manhã desta terça-feira (8).
A expectativa é que ela já participe da sessão ordinária. Com a situação, o Legislativo de Sorocaba voltará a contar com 20 cadeiras. Cíntia de Almeida está fora dos trabalhos da Câmara desde 6 de setembro.
A situação ocorre após os vereadores terem aprovado dois projetos de resolução e de alteração da Lei Orgânica do Município (LOM) na semana passada. A aprovação ocorreu em sessão extraordinária.
Na justificativa da proposta, a Mesa, autora da iniciativa, ressalta que o projeto é necessário para manter a consonância com a Lei Orgânica.
Histórico
Em 21 de maio deste ano, Cintia de Almeida retornou à Câmara de Sorocaba para reassumir a cadeira até então ocupada por Rafael Militão (MDB). Ela tinha preferência no cargo, já que é a primeira suplente.
Até aquela data, ela era a titular da Secretaria de Cidadania e Igualdade Social (SIAS). A vereadora então passaria a compor a base de José Crespo (DEM), no enfrentamento do processo de investigação de uma Comissão Processante ao qual ele estava sendo submetido.
O titular da cadeira era Marinho Marte (Cidadania, antigo PPS). Naquele momento, Marte estava afastado da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas da Prefeitura de Sorocaba por determinação judicial. Ele foi exonerado do cargo logo após Jaqueline Coutinho (PDT) assumir a Prefeitura de Sorocaba com a cassação de José Crespo.
No final do mês passado, a então vereadora Cíntia de Almeida entrou na Justiça para garantir sua permanência na Câmara de Sorocaba. A situação ocorreu após o vereador afastado Marinho Marte ter protocolado uma consulta ao Legislativo. O mandado de segurança foi protocolado em 28 de agosto.
Em 6 de setembro, a Justiça negou o retorno de Cintia à Câmara. Desde então. a Câmara de Sorocaba tem trabalhos com 19 vereadores dos 20 possíveis. Casa a mudança seja aprovada, o Legislativo de Sorocaba poderá ter novamente os 20 assentos ocupados.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos
Vai ter “Shape of you”. E muitas novidades no novo show de Ed Sheeran no…
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta terça-feira (28) que a…
O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta terça-feira (28) uma nova ferramenta para facilitar o…
Nesta terça-feira (28), policiais militares do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária prenderam um traficante de…
Um professor da rede municipal de ensino de Tietê foi afastado após denúncias de agressão…
Produção desenvolvida no Laboratório Audiovisual convida o público a refletir sobre ancestralidade, memória e identidade…