Jornalismo

STF autoriza Câmara de Sorocaba a dar nomes a ruas

Vereadores de Sorocaba receberam o aval do Supremo Tribunal Federal (STF) para voltarem a dar nomes a ruas. O julgamento ocorreu nesta quinta-feira (03) na instância máxima do Poder Judiciário brasileiro. A maioria dos ministros entendeu que a denominação de vias, logradouros e prédios públicos não é de competência exclusiva do Poder Executivo, ou seja, da Prefeitura.
O caso se arrastava há anos na Justiça. Antes da decisão, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo havia proibido os vereadores de apresentarem projetos com essas denominações. O julgamento impôs inconstitucionalidade a um dispositivo da Lei Orgânica do Município que atribui à Câmara, com a sanção do prefeito, competência para legislar sobre a matéria.
A Mesa Diretora da Câmara entrou, então, com recurso sobre a decisão e o caso foi parar no STF. O pedido foi acatado pelos ministros, que determinaram que a competência sobre as denominações é tanto do prefeito quanto dos vereadores. O julgamento deve abrir precedente para decisões parecidas envolvendo outras cidades brasileiras.
Enquanto o caso aguardava julgamento, a prática de dar nomes a endereços era comum na Câmara. Apesar da proibição, que ocorreu em 2015, os vereadores entendiam que eram amparados por uma compreensão diferente do tema em uma instância superior, o STF. O entendimento foi validado pelo julgamento desta quinta (03).
Um terço dos projetos em 2018
Dos 153 projetos de leis votados e aprovados pela Câmara de Sorocaba em 2018, cerca de um terço, 53 deles, são de denominações de ruas, praças, próprios municipais, ponte e fechamento de via. Levantamento do Cruzeiro do Sul mostrou que, dessas 53 propostas aprovadas, pelo menos 50 delas são de autoria do Executivo, e as outras três de vereadores.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Comissão Especial da PEC da redução da jornada será instalada amanhã

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta terça-feira (28) que a…

23 minutos atrás

BB lança boleto com Pix automático para pagamentos recorrentes

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta terça-feira (28) uma nova ferramenta para facilitar o…

33 minutos atrás

Polícia Militar prende traficante de drogas na rodovia Raposo Tavares em Sarapuí

Nesta terça-feira (28), policiais militares do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária prenderam um traficante de…

1 hora atrás

Professor é afastado após denúncia de agressão contra alunos em escola de Tietê

Um professor da rede municipal de ensino de Tietê foi afastado após denúncias de agressão…

2 horas atrás

GCM atende “Protege Mulher” e detém homem por descumprir medida protetiva no Parque das Águas

A Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada por meio do aplicativo Protege Mulher, ferramenta voltada…

4 horas atrás

Militão passa por cirurgia e está fora da Copa do Mundo de 2026

Com a baixa confirmada, a comissão técnica brasileira terá de buscar alternativas para recompor a…

5 horas atrás