Jornalismo

Exposição ‘1MULHERporM²’ é inaugurada na Pinacoteca Municipal nesta terça-feira

A exposição coletiva “1MULHERporM²” será aberta nesta terça-feira (27), às 17h, na Pinacoteca Municipal, como parte da programação de aniversário de 365 anos de Sorocaba, elaborada pela Secretaria da Cultura (Secult). A entrada é gratuita.

Com concepção e curadoria de Lucrécia Couso, a mostra tem o objetivo de celebrar o universo feminino por meio de 34 obras produzidas por 34 artistas mulheres de diferentes gerações, expressas em linguagens de fotografia, pintura, vídeo, colagem e projeções, criadas com diferentes materiais. Cada trabalho ocupará um espaço de um metro quadrado.

Segundo Lucrécia Couso, “a ideia é mostrar esse trabalho pelas cidades fora do eixo cultural da cidade de São Paulo e atingir o máximo de pessoas para que possamos refletir muito mais sobre a arte e o universo da mulher que trabalha, pensa, age, cria, cuida, vive seus sonhos e transforma o mundo”.

Destacando a importância da mulher na sociedade mundial, as obras vão desde cacos de louça com fotografias de mulheres que fizeram algo pela humanidade, passando pela sensualidade da mulher da terceira idade, a beleza da mulher africana e sua relação cultural com os tecidos coloridos, a relação da mulher com as mães, com a família, momentos de descontração de artistas brasileiros sob o olhar de uma sensível fotógrafa, releituras de mulheres ícones da nossa cultura, a experiência da jornalista que com sua deficiência física percorre os rincões do mundo com sua muleta e a transformação do papel da mulher na sociedade através dos tempos. Outras artistas se inspiraram nas próprias participantes da exposição para criar suas obras multimídia.

“1MULHERporM²” foi apresentada durante o mês de março no espaço opHicina, em São Paulo, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A mostra iniciou a itinerância no Espaço Índigo ARTE, em Bragança Paulista, e agora chegará a Sorocaba.

As artistas participantes da exposição coletiva são: Adriana Bertini, Adriana Cavallaro, Alessandra Bufe, Ana Roberta Lima, Andrea Natali, Bia Parreiras, Cami Onuki, Camila Dotta, Carla Venusa, Cristina Raposo, Débora Bruno, Fabiana Gabaskallás, Fernanda Klee, Fulvia Molina, Heloisa Ramalho, Iara Venanzi, Jéssica Prego, Juliana Brito, Juliana Monteiro Carrascoza, Kattia Basile, Karen Caetano, Laura Corrêa, Lucrécia Couso, Lynn Carone, Marcia Gadioli, Mariza Souza, Melissa Haidar, Mila Mayer, Paula Marina, Sheila Ortega, Silvana Lazzuri, Sylvia Diez, Tania Pires e Tina Leme Scott.

A exposição poderá ser conferida de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h, até o dia 29 de setembro. A Pinacoteca Municipal está localizada na avenida Afonso Vergueiro, 280, no Centro de Sorocaba, no Jardim Maylasky, em frente à antiga Estação Ferroviária.

Com informações da Secom Sorocaba

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Bolsonaro tem pneumonia grave, médicos apontam risco potencialmente fatal

O ex-presidente Jair Bolsonaro enfrenta o quadro de saúde mais delicado desde que começou a…

7 horas atrás

Breque Nacional: Motoboys de Sorocaba anunciam paralisação neste fim de semana

Entregadores por aplicativo de Sorocaba e região devem interromper as atividades neste sábado (14) e…

10 horas atrás

EUA investigam 60 países por omissão no combate ao trabalho escravo

O Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos anunciou que vai apurar se as medidas…

10 horas atrás

Ypê anuncia abertura de 80 vagas para expansão de complexos fabris do interior paulista

A Ypê, indústria brasileira líder no segmento de higiene e limpeza, anunciou nesta segunda-feira (02)…

12 horas atrás

Instituto Butantan entrega primeiros 6,9 milhões de doses da vacina da gripe de 2026 destinadas ao SUS

O Instituto Butantan realizou a primeira entrega de 6,9 milhões de doses da vacina Influenza…

13 horas atrás

GCM investigado por estupro é preso em flagrante com cocaína e maconha em Buri

Um guarda civil municipal foi preso em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de armas em Buri,…

13 horas atrás