Jornalismo

CASO DOS ATESTADOS FALSOS: Demitidos afirmam ter doenças ocupacionais e acionam Judiciário; MP investiga caso

O Jornal da Cruzeiro apresentou uma reportagem especial nesta segunda-feira (29) sobre os funcionários demitidos por justa causa por três grandes empresas de Sorocaba com a justificativa de que apresentaram atestados médicos falsos.
Os trabalhadores acionaram o Judiciário porque afirmam que tinham doenças ocupacionais e sequelas de acidentes de trabalho e não obtiveram os atestados de forma irregular.
As empresas ZF e Bosh em nota afirmaram que as demissões foram motivadas pela revelação do programa Fantástico da Rede Globo de que um médico expedia atestados médicos para trabalhadores sem realizar nenhum exame nos pacientes.
As duas companhias justificam que identificaram muitos atestados assinados pelo médico denunciado pela reportagem foram apresentados por centenas de funcionários;
O Grupo Schaeffler não quis se manifestar sobre o caso.
Na mesma reportagem, o repórter André Fazano ouviu a promotora Maria Aparecida Castanho, do Gaeco que detalhou como o Ministério Público tem investigado o caso.
A apuração já foi iniciada a partir do caso ter sido comunicada pelas empresas ao Ministério Público (MP).
A promotora disse que não vai realizar nenhum tipo de perícia dos trabalhadores e que os focos da investigação são verificar se realmente os atestados são falsos, a venda dos atestados e se outros médicos também emitiram os documentos falsos.
Um fato que chamou a atenção do MP é o fato do médico emitir vários atestados para um mesmo funcionário e com várias classificações da doença (CID – Código Internacional de Doenças), que mudavam a cada documento.
Maria Lúcia Castanho nega que orientou as empresas a demitir os trabalhadores por causa da denúncia, mas que há indícios fortes de que houve a emissão dos atestados falsos.
Ouça a reportagem!

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Palmeiras e Santos empatam clássico com gol anulado pelo VAR no fim

Palmeiras e Santos empataram em 1 a 1 neste sábado (2), no Allianz Parque, pela…

10 horas atrás

GCM detém dois suspeitos e apreende 72 porções de drogas em Brigadeiro Tobias

A Guarda Civil Municipal de Sorocaba deteve dois homens suspeitos de tráfico de drogas na…

10 horas atrás

Prefeitura de Sorocaba lança programa “Médico na Praça” com atendimento itinerante

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), inicia na próxima terça-feira…

10 horas atrás

Zema reafirma defesa do trabalho para menores nas redes sociais

O ex-governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência, Romeu Zema, voltou a se manifestar…

11 horas atrás

Votoraty perde para o Grêmio Osasco Audax por 2 a 0 pela Bezinha

O Votoraty Futebol Clube foi derrotado por 2 a 0 pelo Grêmio Osasco Audax neste…

11 horas atrás

Rajadas de até 60 km/h atingem litoral de SP e antecipam mudança no tempo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo registrou, neste sábado (2), a atuação de…

11 horas atrás