Jornalismo

Comissão aprova transferência do Coaf para o Ministério da Economia

A permanência do Coaf na pasta comandada por Sergio Moro era defendida pelo ministro. A mudança teve o apoio dos partidos do chamado centrão (DEM, PP, PSD, PR, PTB, PRB, Pros, Podemos e Solidariedade) e da oposição.
Criado em 1998, no âmbito do Ministério da Fazenda, o Coaf é uma órgão de inteligência financeira do governo federal que atua principalmente na prevenção e no combate à lavagem de dinheiro.
Demarcação
A comissão também aprovou, por 15 votos a 9, emenda para que a demarcação de terras deixe de ser uma atribuição do Ministério da Agricultura (Mapa). Os parlamentares decidiram suprimir do texto da MP o trecho que transferia essa responsabilidade ao Mapa. O retorno da Fundação Nacional do Índio (Funai) ao Ministério da Justiça já estava previsto no relatório do líder de governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), apresentado na última terça-feira (7). Com a nova emenda, a demarcação de terras voltará a ser responsabilidade da Funai.
Tramitação
A votação desta quinta-feira foi apenas a primeira etapa da MP que trata da reforma administrativa. As mudanças aprovadas hoje ainda precisam ser também aprovadas pelo plenário da Câmara e depois pelo do Senado. Para não expirar, o texto de conversão da medida provisória precisa ser ter a votação concluída nas duas Casas até o dia 3 de junho.
Com informações da Agência Brasil
Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Prefeitura de Sorocaba compra nove novas viaturas para a GCM

A Prefeitura de Sorocaba anunciou neste sábado (14) a compra de nove viaturas 0km para…

1 hora atrás

Guerra no Oriente Médio faz Fórmula 1 cancelar GPs do Bahrein e da Arábia Saudita

A Formula 1 confirmou o cancelamento de duas etapas da temporada 2026: o Grande Prêmio…

13 horas atrás

Especialistas apontam privatização da BR Distribuidora como fator para alta de combustíveis em São Paulo

Especialistas do setor de energia e entidades ligadas ao petróleo afirmam que os aumentos considerados…

14 horas atrás

Câmara aprova projeto que permite uso de spray de pimenta por mulheres para autodefesa

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que regulamenta a venda e o…

16 horas atrás

Clássicos estaduais marcam a sexta rodada do Brasileirão neste fim de semana

A sexta rodada do Campeonato Brasileiro Série A começa neste sábado (14) com dois jogos…

18 horas atrás

Morre aos 96 anos o filósofo alemão Jürgen Habermas, referência do pensamento contemporâneo

Morreu neste sábado (14), aos 96 anos, o filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas, considerado…

19 horas atrás