Após Sorocaba registrar 350 casos confirmados de dengue e entrar em um momento epidêmico, a Secretaria da Saúde (SES) realizará o 2º ‘Dia D’ de combate ao mosquito Aedes aegypti.
A ação acontecerá neste sábado (27) das 9h às 13h através de uma força-tarefa das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ‘arrastões’ pelas equipes da Zoonoses.
De acordo com a SES, aproximadamente 300 funcionários da pasta efetuarão visitas casa a casa para remoção e orientação sobre a necessidade de prevenir criadouros do mosquito. Nos bairros Nova Sorocaba e Parque São Bento, por conta da aglomeração de casos e grande quantidade de criadouros, haverá o trabalho de ‘arrastão’.
A veterinária e chefe da Divisão de Zoonoses, Thais Buti, explica que o ‘arrastão’ funciona através de dois caminhões e os agentes coletam e removem recipientes de criadouros com larvas pelos bairros. “Tem boa aceitação da população, remove de imediato os criadouros e elimina da área os ovos, larvas e potenciais criadouros”, ressalta.
“Além da dengue, o mosquito também é o responsável por transmitir arboviroses como: febre amarela urbana, zika e chikungunya”, destaca a secretária da Saúde, Marina Elaine Pereira. Ainda de acordo com a titular da pasta, a intenção do 2º ‘Dia D’ é reforçar a conscientização e sensibilização da população. “Antes de momento epidêmico realizamos o primeiro ‘Dia D’ no mês de fevereiro e agora reforçamos mais uma vez. Todo o trabalho do poder público está sendo realizado, só precisamos que a população seja nossa parceira”, completa.
A Secretaria de Saúde informa que denúncias de criadouros do Aedes aegypti devem ser feitas por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento ou ainda em uma das Casas do Cidadão.
Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município através do número (15) 99129-2426, das 8h às 17h. Em seguida, uma equipe técnica vai ao local e faz a inspeção da área para tomar as devidas providências.
Com informações da Secom Sorocaba
Vai ter “Shape of you”. E muitas novidades no novo show de Ed Sheeran no…
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta terça-feira (28) que a…
O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta terça-feira (28) uma nova ferramenta para facilitar o…
Nesta terça-feira (28), policiais militares do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária prenderam um traficante de…
Um professor da rede municipal de ensino de Tietê foi afastado após denúncias de agressão…
Produção desenvolvida no Laboratório Audiovisual convida o público a refletir sobre ancestralidade, memória e identidade…