Nesta Semana Especial de mobilização e combate ao Aedes aegypti estão programadas atividades de arrastão, visitas casa a casa, aplicação de veneno e fiscalização de denúncias. As ações serão realizadas em bairros com grande quantidade de criadouros para remoção. A medida acontece no Estado de São Paulo por determinação do governo estadual, mas Sorocaba já antecipou as ações através do “Dia D” realizado na cidade no dia 2 de fevereiro.
De acordo com a Divisão de Zoonoses, os bairros Tulipas, Central Parque, Boa Esperança, Carandá, Ipiranga, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Nova esperança e Jardim aeroporto, serão trabalhados por serem regiões com maior vulnerabilidade de proliferação do mosquito que responsável pela dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
“Precisamos da conscientização e sensibilidade da população para que Sorocaba não viva novamente uma epidemia como ocorreu no ano de 2015. Nossa Divisão de Zoonoses trabalha o ano inteiro de forma empenhada para lutar contra este vetor, mas é preciso a colaboração dos cidadãos”, ressalta a secretária da Saúde, Marina Elaine Pereira.
Desde o início do ano Sorocaba registrou 30 novos casos de dengue. Assim, a cidade teve pelo menos um novo caso da doença a cada um dia e meio, ou então, dois casos a cada três dias. Foram 16 casos autóctones e 14 importados. A cidade ainda contabiliza cinco casos de chikungunya (quatro autóctones e um importado) e um caso importado de febre amarela.
O levantamento foi divulgado no 2º Boletim Epidemiológico da Vigilância Epidemiológica do município, ontem. Até sábado, 16, a Secretaria de Saúde realiza ações contra o Aedes aegypti.
A Secretaria de Saúde (SES) informa que sobre denúncia de criadouros do Aedes aegypti, as pessoas devem acionar a Zoonoses por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao ou ainda procurar uma das Casas do Cidadão para registrar a ocorrência.
Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município através do número (15) 99129-2426, das 8h às 17h. Em seguida, uma equipe técnica vai ao local e faz a inspeção da área para tomar as devidas providências.
Remoção de criadouros
No dia 2 de fevereiro foi realizado o “Dia D” de combate ao mosquito Aedes aegypti. Um total de 1.180 kg de criadouros foram removidos e 1.709 residências foram visitadas pelo arrastão e bloqueios de casos. Mais de 500 criadouros foram tratados com veneno para matar as larvas do mosquito. O evento teve como objetivo promover conscientização e sensibilidade da população, além do trabalho em campo para combater o vetor em Sorocaba.
Com informações da Secom Sorocaba
Vai ter “Shape of you”. E muitas novidades no novo show de Ed Sheeran no…
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta terça-feira (28) que a…
O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta terça-feira (28) uma nova ferramenta para facilitar o…
Nesta terça-feira (28), policiais militares do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária prenderam um traficante de…
Um professor da rede municipal de ensino de Tietê foi afastado após denúncias de agressão…
Produção desenvolvida no Laboratório Audiovisual convida o público a refletir sobre ancestralidade, memória e identidade…