Jornalismo

Ações de combate aos escorpiões são intensificadas em Sorocaba

As ações de combate à proliferação de escorpiões serão intensificadas pela Secretaria da Saúde (SES), com apoio das secretarias de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), já a partir desta sexta-feira (14), por determinação do prefeito José Crespo.
O trabalho faz parte de uma força-tarefa anunciada pelas duas pastas durante entrevista coletiva no Salão de Vidro do Paço Municipal (Alto da Boa Vista), na tarde desta quinta-feira (13). Nesta sexta-feira, as ações de vistoria serão iniciadas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Rodrigo (Zona Norte). Ao longo da próxima semana, as vistorias serão realizadas em outras regiões da cidade.
De acordo com os secretários responsáveis pelas pastas, Dra. Marina Elaine Pereira (Saúde) e Fábio Pilão (Serpo), os trabalhos serão acompanhados por equipes para a realização das vistorias em possíveis criadouros de escorpiões.
A secretária Dra. Marina Elaine Pereira declarou que não há infestação na cidade e que é preciso que a população seja parceira nesta ação. “Preciso que se conscientizem não só no controle desse animal, mas também para outros casos como o Aedes aegypti, chikungunya, febre amarela e outros. Então, se algum cidadão tiver indícios de animal em casa, nos contate para que os agentes possam resolver o caso”, esclarece.
A partir de segunda-feira (17), será elaborado um cronograma para o começo das ações. Os locais serão definidos de acordo com as regiões de maior incidência de escorpiões neste ano. Sendo elas: Wanel Ville, Piazza di Roma, Santa Esmeralda, Terras de Arieta, Vila Amato, Pq. São Bento, Lopes de Oliveira, Brasilândia e Santa Rosália. Diante do aumento das ocorrências, as equipes intensificarão as ações de atendimento às reclamações, além de orientar a população.
A bióloga da Divisão da Zoonoses, Juliana Mome, explica o que pode ser feito para que seja evitado o aparecimento dos escorpiões nas residências. “É preciso ter cuidado com o lixo, jamais depositar em córregos e terrenos, pois isso atrai baratas e esses animais são alimentos para o escorpião. É importante verificar se há mato e entulho e removê-los, vedar frestas em portas e janelas, além de caixas de inspeção”, explica.
É possível, também, acionar a Zoonoses por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao ou ainda procurar uma das Casas do Cidadão para registrar a ocorrência. Em seguida, uma equipe técnica vai ao local, faz a inspeção da área e monitora se há criadouros do mosquito Aedes aegypti ou proliferação de escorpiões.
Com informações da Secom Sorocaba

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Polícia Civil prende suspeito de feminicídio em Sorocaba

A Polícia Civil de Sorocaba, por meio da Delegacia de Defesa da Mulher de Sorocaba…

40 minutos atrás

Polícia Civil prende suspeito de tráfico e ameaça em Itu

A Polícia Civil prendeu em flagrante, na sexta-feira (13), um homem de 19 anos suspeito…

53 minutos atrás

Semana do Consumidor: Procon-SP orienta como evitar golpes e compras por impulso

Com promoções espalhadas pelo comércio na Semana do Consumidor, especialistas do Procon-SP alertam para cuidados…

59 minutos atrás

Prefeitura de Sorocaba compra nove novas viaturas para a GCM

A Prefeitura de Sorocaba anunciou neste sábado (14) a compra de nove viaturas 0km para…

3 horas atrás

Guerra no Oriente Médio faz Fórmula 1 cancelar GPs do Bahrein e da Arábia Saudita

A Formula 1 confirmou o cancelamento de duas etapas da temporada 2026: o Grande Prêmio…

15 horas atrás

Especialistas apontam privatização da BR Distribuidora como fator para alta de combustíveis em São Paulo

Especialistas do setor de energia e entidades ligadas ao petróleo afirmam que os aumentos considerados…

16 horas atrás