Jornalismo

Ministério da Saúde lançará edital para repor vagas de médicos cubanos

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (14) que vai lançar um edital nos próximos dias para médicos que queiram ocupar as vagas que serão deixadas pelos profissionais cubanos que integram o programa Mais Médicos.
“Será respeitada a convocação prioritária dos candidatos brasileiros formados no Brasil seguida de brasileiros formados no exterior”, diz a nota encaminhada à imprensa na tarde de hoje.
A pasta recebeu nesta manhã (14) o comunicado da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), no qual o governo cubano informa que vai deixar de participar do programa Mais Médicos. Segundo o ministério, 8.332 vagas são ocupadas por esses profissionais. “O governo federal está adotando todas as medidas para garantir a assistência dos brasileiros atendidos pelas equipes da Saúde da Família que contam com profissionais de Cuba”, diz o comunicado.
O governo de Cuba informou que deixará de fazer parte do programa. A justificativa é que as exigências feitas pelo governo eleito são “inaceitáveis” e “violam” acordos anteriores. O presidente eleito Jair Bolsonaro disse, na sua conta do Twitter, que a permanência dos cubanos está condicionada à realização do Revalida pelos profissionais, que é o exame aplicado aos médicos que se formam no exterior e querem atuar no Brasil.
Procurada pela reportagem, a Opas, que intermediou o convênio entre Brasil e Cuba para vinda dos médicos cubanos, diz que foi comunicada pelo governo de Cuba sobre a decisão de não continuar participando do programa e informou o Ministério da Saúde brasileiro. “Devemos ter mais detalhes nos próximos dias. Assim que os tivermos, divulgaremos”, diz nota encaminhada à Agência Brasil.
Com informações da Agência Brasil

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Bolsonaro segue na UTI com pneumonia e apresenta piora da função renal, diz hospital

O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital DF Star,…

18 minutos atrás

Anderson Silva anuncia que vai iniciar formação para atuar na polícia nos Estados Unidos

Um dos maiores nomes da história do MMA, o brasileiro Anderson Silva iniciou um novo…

1 hora atrás

Pesquisa aponta que 63% dos brasileiros sentem orgulho das indicações do país ao Oscar 2026

Uma pesquisa realizada pela Ipsos-Ipec indica que a maioria dos brasileiros recebeu com entusiasmo a…

2 horas atrás

Incêndio em central de cabos mobiliza equipes de energia e telecomunicações no centro de Sorocaba

Equipes da concessionária de energia e de empresas de telecomunicações trabalham desde a manhã deste…

3 horas atrás

Antonelli faz história e conquista a pole do GP da China na Fórmula 1

O italiano Andrea Kimi Antonelli escreveu um capítulo histórico na Fórmula 1 neste sábado ao…

4 horas atrás

Polícia Civil promove seminário sobre saúde e segurança da mulher policial em Sorocaba

Nesta sexta-feira (13), foi realizado pela Academia de Polícia “Coriolano Nogueira Cobra” na sede da…

4 horas atrás