A Secretaria da Fazenda deflagrou nesta terça-feira (23) a operação 4×4, que apura suspeita de sonegação de ICMS que pode chegar a R$ 815 milhões em operações interestaduais nos últimos três anos. A ação ocorre simultaneamente em 39 municípios, com 100 agentes fiscais realizando verificações em 187 contribuintes paulistas.
O trabalho de monitoramento do Fisco paulista verificou que as empresas alvos da operação, que movimentaram R$ 37 bilhões desde 2016, estariam utilizando indevidamente a alíquota interestadual reduzida de 4% e gerando prejuízo aos cofres paulistas, já que o correto seria a aplicação de uma alíquota de 7% ou 12% – a depender do Estado de destino das mercadorias.
A alíquota interestadual de 4% foi estabelecida após a promulgação da Resolução do Senado Federal nº 13/2012 e deve ser aplicada, regra geral, nas operações interestaduais com bens e mercadorias importados do exterior com conteúdo de importação superior a 40%. No entanto, esta alíquota reduzida não deve ser utilizada nos casos em que as mercadorias comercializadas não tenham similar nacional e estejam em lista definida pelo Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX).
Entenda melhor:
A atuação do Fisco planejada para esta terça-feira visa notificar os contribuintes a esclarecer a utilização da alíquota de 4% aplicada nas operações selecionadas. Caso sejam confirmadas as suspeitas apontadas, os valores devidos serão cobrados através da lavratura de Autos de Infração.
Na região da Delegacia Regional Tributária de Sorocaba (DRT-4), um total de cinco empresas são alvos da operação, sendo três em Sorocaba e duas em Porto Feliz.
Veja a seguir a localização dos estabelecimentos alvos da operação 4X4:
| Delegacia Regional Tributária | Município | Alvos |
| DRT-2 – Litoral | Santos | 1 |
| DRT-3 – Vale do Paraíba | Guaratinguetá | 6 |
| São José dos Campos | 2 | |
| Taubaté | 1 | |
| DRT-4 – Sorocaba | Porto Feliz | 2 |
| Sorocaba | 3 | |
| DRT-5 – Campinas | Araras | 3 |
| Campinas | 9 | |
| Hortolândia | 5 | |
| Indaiatuba | 1 | |
| Nova Odessa | 3 | |
| Paulínia | 3 | |
| Piracicaba | 6 | |
| Santa Barbara d’Oeste | 1 | |
| Sumaré | 3 | |
| DRT-6 – Ribeirão Preto | Franca | 3 |
| Igarapava | 3 | |
| Jardinópolis | 1 | |
| Ribeirão Preto | 3 | |
| DRT-7 – Bauru | Bauru | 1 |
| DRT-12 – ABCD | Santo André | 4 |
| DRT-13 – Guarulhos | Guarulhos | 3 |
| Mogi das Cruzes | 1 | |
| Suzano | 5 | |
| DRT-14 – Osasco | Barueri | 18 |
| Cajamar | 1 | |
| Cotia | 2 | |
| Embu das Artes | 6 | |
| Franco da Rocha | 1 | |
| Itapecerica da Serra | 1 | |
| Itapevi | 21 | |
| Osasco | 8 | |
| Santana de Parnaíba | 2 | |
| Taboão Da Serra | 4 | |
| DRT-16 – Jundiaí | Jaguariúna | 3 |
| Jundiaí | 13 | |
| Louveira | 3 | |
| Vinhedo | 7 | |
| DRTC-I – São Paulo | São Paulo | 1 |
| DRTC-II – São Paulo | São Paulo | 7 |
| DRTC-III – São Paulo | São Paulo | 16 |
| Total Geral | 187 | |
Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Fazenda
Um mandado de segurança protocolado pelo vererador Raul Marcelo (PSOL) nesta quinta-feira (30) na Vara…
Nesta quarta-feira (29), policiais militares do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária prenderam um criminoso por…
O Congresso Nacional impôs uma nova derrota ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e derrubou…
Os roubos de veículos no estado de São Paulo tiveram queda de 37,3% no primeiro…
Cerca de 415 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com…
Uma tecnologia que pode revolucionar as viagens espaciais e viabilizar futuras missões tripuladas a Marte…