Jornalismo

Ciclo de Palestras ocorrerá no Museu Estrada de Ferro Sorocabana

O Museu Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) sediará um ciclo de palestras educacionais gratuito com o objetivo de valorizar o contexto ferroviário na região de Sorocaba.
A primeira atividade ocorrerá neste domingo (21), às 14h30, quando Leandro Guidini, autor do livro “O Trenzinho da Aurora” e do site “O Vapor Mínimo”, falará sobre “Bitolinhas: a história da Estrada de Ferro Perus-Pirapora e Estrada de Ferro Votorantim”. A entrada é gratuita.
Promovido pela Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), as palestras serão realizadas por pesquisadores da área que acompanharam o bom funcionamento das linhas ferroviárias. A atividade ocorrerá aos domingos, até o dia 25 de novembro, sempre às 14h30.
De acordo com Eric Mantuan, presidente do Movimento de Preservação Ferroviária do Trecho Sorocabana (MPF-Sorocabana), além de ser uma atividade cultural, o ciclo de palestras agregará a população maior conhecimento das antigas ferrovias da cidade.
“O objetivo é popularizar cada vez mais a importância do contexto ferroviário na região sob os aspectos culturais, econômicos e sociais para garantir a multiplicação dessas informações para a nova geração, colocando todos em sintonia com pesquisadores da área”, destaca ele.
Programação
Já no dia 4 de novembro outro tema abordado será “Trem Republicano”, com Fábio Grizoto, turismólogo, guia turístico e autor do projeto de recuperação da ferrovia Itu-Salto. A palestra do dia 11 de novembro será com Rafael Prudente Corrêa, autor do livro “Locomotivas Elétricas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro” e membro da Sociedade de Pesquisa para a Memória do Trem (SPMT), que falará sobre “A Eletrificação da Estrada de Ferro Sorocabana”.
Para encerrar, no dia 25 de novembro, o jornalista e presidente da Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária, Eric Mantuan abordará o “Trem Ouro Verde – 80 anos”.
Os interessados devem comparecer no dia e local do evento, não havendo necessidade de inscrição prévia. O MEFS está localizado na avenida Afonso Vergueiro, 553, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3231-1026.
Com informações da Secom Sorocaba

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Secovi discute instalação de carregadores de veículos elétricos em condomínios

Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétricos (ABVE) mostram que foram emplacados mais de 80…

1 hora atrás

Abertura de pequenos negócios bate recorde em 2026

O número de pequenos negócios abertos no Brasil bateu novo recorde nos primeiros dois meses…

14 horas atrás

São Paulo anuncia demissão do técnico Hernán Crespo

O técnico argentino Hernán Crespo não comanda mais a equipe de futebol masculino do São…

15 horas atrás

Haddad deixa Fazenda na semana que vem para disputar Governo de SP

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixará o governo Lula (PT) na semana que vem para concorrer ao…

16 horas atrás

Dado Dolabella deixa MDB cinco dias após anunciar pré-candidatura a deputado

O ator e cantor Dado Dolabella, 45, anunciou nesta segunda-feira (9) sua desfiliação do Movimento Democrático…

16 horas atrás

Senadores alcançam mínimo de assinaturas para criar CPI contra Moraes e Toffoli

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) anunciou nesta segunda-feira (9) que alcançou ao menos 29 assinaturas para pedir…

16 horas atrás