Jornalismo

Inflação fica abaixo da meta e fecha 2017 em 2,95%

Pela primeira vez desde que passou a adotar o regime de metas em 1999, a economia brasileira registrou uma inflação abaixo da meta estipulada pelo governo. De acordo com informações divulgadas pelo IBGE nesta quarta (10), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), inflação oficial do país, fechou 2017 em 2,95%. O Banco Central estimava um índice de 4,5%. Em 2016, o IPCA havia ficado em 6,29%.
De acordo com o consultor econômico Carlos Eduardo de Freitas, a queda no preço dos alimentos foi o principal fator para a redução do IPCA, impulsionada pela supersafra agrícola. Isso, na visão do especialista, reflete diretamente no bolso dos brasileiros, principalmente dos mais pobres.
“E ficou abaixo não foi por que a economia entrou em uma recessão maior, pelo contrário. A economia estava com um nível de atividade baixo, mas em plena recuperação. O bom é que isso foi por que o preço dos alimentos baixou, houve uma deflação nos preços dos alimentos. É isso é muito importante principalmente para as pessoas de menor padrão de renda porque a alimentação tem uma importância muito grande no orçamento dessas pessoas.”
Por conta do descumprimento da meta, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, terá que enviar um documento oficial ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para justificar por que a inflação não ficou dentro do estipulado. Segundo Freitas, um indicativo de que a inflação ficaria abaixo da meta foi a redução no preço médio da cesta básica em 21 capitais no ano passado. O consultor econômico, porém, não acredita que o número positivo da inflação se repetirá em 2018.

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Predador | Schwarzenegger confirma conversas para retorno de Dutch

Arnold Schwarzenegger pode voltar à franquia Predador em breve. O astro confirmou que teve conversas sobre retornar ao…

11 horas atrás

Delegado que indiciou Bolsonaro vira assessor de Alexandre de Moraes

O delegado federal Fábio Shor, responsável pelo indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi nomeado…

13 horas atrás

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 60 milhões

As seis dezenas do concurso 2.982 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário…

15 horas atrás

Festival “Elas na Casa” chega à 9ª edição com programação cultural gratuita em São Roque

A 9ª edição do festival Elas na Casa será realizada entre os dias 13 e…

15 horas atrás

Prefeitura de Sorocaba confirma mais dois casos de raiva em morcegos

A Secretaria da Saúde de Sorocaba confirmou, nesta segunda-feira (9), mais dois casos de raiva…

15 horas atrás

Prouni 2026: prazo para entrega de documentos termina nesta sexta

Os pré-selecionados da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) do primeiro semestre de…

15 horas atrás