Sorocaba tem quadro completo de profissionais do Mais Médicos nesta sexta-feira

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 14/12/2018

Após antecipar o início de trabalho dos profissionais do programa Mais Médicos de forma gradativa no dia 3 de dezembro, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), terá o quadro completo de 20 médicos em 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que possuem Estratégia Saúde da Família (ESF) nesta sexta-feira (14).

De acordo com a SES, o Ministério da Saúde colocou data limite para o dia 14 de dezembro para que os 20 profissionais desenvolvam seus ofícios nas UBSs, mas a gestão atual conseguiu adiantar o início e até esta quinta-feira (13), 16 médicos já estão trabalhando. Segundo a secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, a gestão do prefeito José Crespo está tendo um grande empenho para que a população não fique desassistida. “Nossa equipe se organizou e imediatamente convocou os inscritos para uma integração realizada pelos gestores responsáveis das áreas envolvidas na ESF”, explica a secretária.

As unidades que receberam e receberão os novos médicos são: UBS Barão (2), UBS Brigadeiro Tobias (1), UBS Cajuru (1), UBS Habiteto (3), UBS Nova Esperança (2), UBS Paineiras (2), UBS Rodrigo (2), UBS São Bento (1), UBS Ulisses (1), UBS Vitória Régia (3) e UBS Wanel Ville (2).

Dos 20 médicos, nove são de Sorocaba, um de Itapetininga, um de Jundiaí, um de Votorantim, um de São Carlos e um de Mogi Guaçu. Outros seis são de cidades dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rondônia.

Elogios da população

Na UBS Habiteto, os pacientes elogiaram o atendimento do novo médico da unidade, Dr. Diego Gardenal Alcântara. Sorocabano e com 25 anos de idade, Diego conta que está muito feliz e realizado de atuar no programa. “Além de trabalhar nessa forma especial de assistir a população e criar esse vínculo com a comunidade, também tive a oportunidade de voltar para Sorocaba. Sai da cidade para fazer faculdade de medicina em Bragança Paulista e agora retorno com a satisfação de exercer esse trabalho importantíssimo aos cidadãos”, ressalta.

Ao sair da consulta, a cuidadora de idosos, Luciana das Graças, elogiou o atendimento prestado pelo novo médico. “Moro no Habiteto há 18 anos, fomos muito bem acolhidos pelo Dr. Diego. Além da consulta técnica, ele foi muito carinhoso em seu tratamento e preocupado em saber sobre os medicamentos que eu tomo e todo o meu histórico de saúde”, conta.

Em busca de uma nova prescrição médica para dar continuidade aos medicamentos que já faz uso, o aposentado de 75 anos, Edson de Jesus, relatou sua satisfação positiva com o atendimento. “O novo médico teve total cuidado na orientação dos medicamentos e estou feliz com a consulta”, explica.

Com informações da Agência Brasil


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo